terça-feira, 8 de junho de 2010

Estádio Palestra Itália




No final do século XIX a Companhia Antarctica Paulista criou o Parque da Antarctica, um espaço de lazer de 300 mil metros quadrados para seus funcionários, próximo a fábrica, contendo uma vasta área verde (com um pequeno lago, coreto e bosques), parque infantil, restaurantes, choperia e áreas para a prática esportiva (incluindo pistas de atletismo, quadra de tênis e um dos primeiros campos de futebol da cidade). Com a chegada e expansão do futebol, esse espaço passou a ser cada vez mais requisitado e a empresa aproveitou a oportunidade ao alugar o campo de futebol para pequenos clubes da cidade no início do século XX.
Em 1920, o Palestra Itália (com o apoio da Cia Matarazzo) efetuou a compra do campo de futebol e de grande parte do terreno do Parque da Antarctica, pelo valor total de 500 contos de réis (algo em torno de R$600.000,00[6]), sendo 250 contos à vista, e outras duas parcelas anuais de 125 contos cada, além de um contrato perpétuo de venda dos produtos da Companhia Antarctica nas dependências do estádio.
O Palestra Itália, também conhecido popularmente como Parque Antártica, é um estádio de futebol, localizado entre os distritos da Barra Funda e Perdizes, na zona oeste da cidade de São Paulo, sendo considerado um dos mais acessíveis da capital paulista, pertence ao Palmeiras e possui atualmente capacidade para 27.650 pessoas. Em maio de 2010, deixou de receber partidas de futebol e demais eventos, em virtude do início das reformas para transformar o local em uma moderna Arena multiuso.
O Estádio Palestra Itália é considerado como um dos estádios mais acessíveis da capital paulista (assim como o Pacaembú). Localizado na rua Turiaçu, 1840, no bairro Água Branca (limite entre os bairros da Barra Funda e de Perdizes), no chamado "centro expandido" da cidade de São Paulo, fica às margens das linhas A e B da CPTM (antigas Estrada de Ferro Sorocabana e Estrada de Ferro Santos Jundiaí, respectivamente) na e do Metrô tudo isso na estação "Palmeiras-Barra Funda" e da estação Água Branca da CPTM.

Endereço: Rua Turiaçu, 1840

Telefone (11) 3874 - 6500

http://www.palmeiras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário