terça-feira, 8 de junho de 2010

A história da Lapa



A primeira notícia da região é de 1581, quando os jesuitas receberam uma sesmaria junto ao Rio Emboaçava, depois chamado Pinheiros.
Entre os imóveis da região, em meados dos séculos XVIII, destacou-se a "fazendinha da Lapa", vizinha aos sitíos da Água Branca, Mandi, Emboaçava e Tabatinguá. Em 1743 os jesuítas deixaram a região . Em 1765 Emboaçava continha apenas 5 casa com 31 habitanes. em meados do século XIX a qualidade do barro do rio Tiête favoreceu o desenvolvimento de algumas olarias, reforçando a urbanização do bairro que começava a tornar-se industrial.
Em 1867 foi inaugurada a estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí par escoamento do café para o mercado externo, que passava por São Paulo, onde o trem, passou a fezer uma parada simples, próximo à ponte do sítio do Coronel Anastácio, para atender a população do então incipiente bairro da Lapa.
A ferrovia incentivou o surgimento das primeiras indústrias da região, como a Vidraria Santa Marina e o Frigorifico Amour, as indústrias começaram a se expandir em direção a outras áreas, mais especificamente para a Vila Leopoldina, onde se concentraram as grandes indústrias, principalmente as do ramo metalúrgico.
Se num primeiro momento a ferrovia contribuiu para a implantação de indústrias na Lapa, nas décadas de 50 e 60, essa foi acelerada com a construção das marginais dos rios Pinheiros e Tiête e das rodovias.
A partir do final da I Grande Guerra Mundial, surgem novos loteamentos e o bairro Lapa passou a expandir seus limites. Sendo pólo urbano de ligação entre os bairros e municipios da Zona Oeste , a Lapa viu Crescer um comércio que se tornou um dos mais importantes da cidade. A partir de 1943, com a inauguração da rodovia Anhanguera o bairro sofreu grandes transformações, acelerando novamente o crescimento comercial.







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