terça-feira, 8 de junho de 2010

História da Barra Funda



Por volta de 1850, a região que corrsponde atualmente à Barra Funda fazia parte da antiga Fazenda Iguape, propriedade de Anônio da Silva Prado, mais conhecido como Barão de Iguape.
A importância da família e a grandiosidade dessas terras pode ser expressa pelo fato do Conselheiro Prado ter contratado Luigi Puci, responsável pelo projeto do Museu do Ipiranga, para projetar a casa sede da chacára.
Anos depois a chacára foi loteada e sua Casa Sede foi adquirida pelo Instituto de Educação Bonni Consilii. As outras áreas loteadas derão origem ao distrito da Barra Funda, Casa Verde e Freguesia do Ó.
O desenvolvimento maior da região ocorreu após a inauguração da Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875, funcionando como escoamento da produção de café paulista e também como armazém dos produtos que eram transportados do porto de Santos para o interior.
O crescimento demográfico na região proporcionado pela ferrovia fez com que essa passasse a transportar, a partir de 1920, não apenas cargas mas também passageiros.
O primeiro Bonde elétrico de São Paulo foi lançado em 7 de maio de 1902, ligando a Barra Funda ao Largo de São Bento. Este trajeto era feito através das ruas Barra Funda, Brigadeiro Galvão, até o seu ponto final, na rua Anhangüera.
O desenvolvimento comercial do bairro, aliado à grande facilidade no transporte , fez com que parte da elite paulista da indústria e do café a se instalarem nessa região ao sul do bairro, entre a linha férrea e as margens do Rio Tiête.
O desenvolvimento da região sofreu forte abalo com a crise de 1929, que resultou no fechamento de indústrias e deslocamento da elite dessa região, abandonando seus casarões (alguns se tornaram cortiços mais adiante). Restaram básicamente as indústrias artesanais, téxteis e alimentícias de pequeno porte.
Em 1917 foi inaugurado o Teatro São Pedro, três anos depois o Palesra Itália comprou um terreno em que foi construído o Estádio Palestra Itália, que em 1942 mudaria seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.
A partir da década de 70 começou a imigração nordestina para esta regiãoe a atividade indústrial, anteriormente um dos grandes pontos fortes da Barra Funda, diminuiu sensívelmente.
Essa situação começou a mudar apenas no dinal da década seguinte, com a instalção do Terminal Intermodal Barra Funda, um dos maiores do país e com importância semelhante ao Terminal Rodoviário Tiête, pois reunia todo tipo de transporte coletivo existente na capital paulista: mêtro, trens das antigas linhas Sorocabana e Santos - Jundiaí, além de ônibus para viagens municipais, intermunicipais e internacionais.
Em 1989 foi construído o Memorial da América Latina, um grande reduto cultural projetado por Oscar Niemeyer.
Tal obra trouxe novo deenvolvimento ao bairro, com a revitalização de imóveis antigos, novos estabelecimentos comerciais e a instalação da Rede Record de Televisão, a mais antiga do país.
No ano de 2006, o então governador Cláudio Lembo autorizou a mudança do nome da estação de mêtro Barra Funda para Palmeiras - Barra Funda após vários pedidos de torcedores.



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