terça-feira, 8 de junho de 2010

Memorial da América Latina



O Memorial da América Latina é um complexo arquitetônico de 78 mil m2 de área construída, projetada por Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do Brasil.
Inaugurado em 18 de março de 1989, sua vocação é o encontro de multidões. Com capacidade para pelo menos 30 mil pessoas, neste espaço acontecem festas tipícas dos países do continente e das regiões brasileiras, shows populares, festivais, oficinas e espetáculos variados.
Quem chega pela entrada do metrô, no portão 1, encontra logo a Mão, escultura de Oscar Niemeyer, em cuja palma vemos o mapa da América Latina como que em sangue, é um emblema deste continente colonizado brutalmente e até hoje em luta por sua identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica. No pedestal da estátua existe as seguinte frases: “O sentimento da unidade latino-americana é o limiar de um novo tempo. O esforço da organização para eliminar a opressão dos poderosos e construir um destino maior e mais justo é o compromisso de todos nós” (Orestes Quércia).

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664

Telefone: (11) 3823 – 4600

www.memorial.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário