terça-feira, 8 de junho de 2010

Tendal da Lapa




O Tendal da Lapa há 20 anos abriga um centro cultural, Espaço Cultural Tendal da Lapa, promovendo música e teatro.
Em 2006 o governo do estado anunciou a intenção de um Poupatempo no local, gerando protestos e manifestações da comunidade. artística local.
O Tendal faz parte de uma edificação de valor histórico, um antigo matadouro contíguo à linha do trem. O prédio abriga também diversos outros órgãos públicos, inclusive a Subprefeitura da Lapa. Mediante solicitação do governo do estado, a prefeitura havia cedido todo o terreno para a construção do Poupatempo.
Embora os outros equipamentos e serviços pudessem se beneficiar da mudança para prédios mais adequados, a desativação do Tendal e a transferência de suas atividades para outro endereço configurariam uma agressão ao patrimônio cultural da região.
Depois de muita mobilização de usuários e outros defensores do equipamento, e com a mudança de comando no governo do estado (Geraldo Alckmin se desincompatibilizou do cargo para disputar a presidência da República), o governador suspendeu o processo de instalação do Poupatempo no local e o Tendal pôde ser preservado.
Em sua arquitetura se destaca as característica art déco do conjunto. E ainda a estrutura do telhado, com tesouras de metal e telhas de fibrocimento, o piso em tijolo vitrificado e as vigas de concreto armado que apoiavam os trilhos onde eram penduradas as peças de carne do matadouro e a plataforma externa (doca), onde caminhões e um ramal de trem descarregavam a carne.
O edifício foi tombado em 2007 pelo CONPRESP, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Endereço: Rua Guaicurus, 1100

Telefone: (11) 3682 - 1837


Nenhum comentário:

Postar um comentário