terça-feira, 8 de junho de 2010

Minhocão (Elevado Presidente Costa e Silva)



O Elevado Presiente Costa e Silva (também conhecido como Elevado ou Minhocão) é uma via expressa elevada na cidade de São Paulo, que liga a região da Praça Roosevelt, do centro da cidade ao Largo Padre Péricles, na região da Barra Funda.
Foi construido com o intuito de desafogar o trânsito da Avenida General Olímpio da Silveira e da rua Amaral Gurgel, as quais, por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas par ampliar sua capacidade.
Assim, a solução seria a contrução de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada.
Idealizado pelo prefeito José Vicente Faria lima durante seu governo (1965 - 1969), o Minhocão não é considerado por muitas pessoas uma obra de arquitetura, mas sim de engenharia bruta, fato que causou incontestável impacto na paisagem urbana da região central da cidade. O projeto fora engavetado de início devido a reação negativa dos técnicos e da população local.
Desengavetado por Paulo Maluf em sua primeira passagem pela prefeitura no ano de 1970 o projeto virou realidade. Passando a cinco metros dos prédios e apartamentos o elevado tem 3,4 quilometros . Ainda hoje não é bem visto pela população da região, devido a desvalorização de seus imóveis e à deterioração local, sendo chamado de "cicatriz".
Em 1989, a então prefeita Luiza Erundina determina que o elevado seja interditado das 21h30 às 6h30.
em 1998 o elevado teve seus 2.725 metros decorados com pinturas de artistas plásticos, projeto batizado de "Elevado à Arte", foi criado pela Funarte, entidade ligada ao ministério da cultura, e custou R$ 500 mil a patrocinadora Porto Seguro. As pinturas das laterais do Minhocão são de autoria dos artistas plásticos Maurício Nogueira Lima e Sônia Von Brüsky.

Curiosidades:
O elevado já foi cenário de alguns filmes como o Longa " Terra Estrangeira" de Walter Salles, "As Meninas" adaptação do romance de Lygia Fagundes Telles e dirigido por Emiliano Ribeiro e "Ensaio Sobre a Cegueira" dirigido por Fernando Meirelles e protagonizado por Julianne Moore.
É utilizado nas duas principais provas de atletismo de rua do país: a Maratona de São Paulo e a Corrida de São Silvestre.

Endereço: do Largo Padre Péricles até a Praça Roosevelt.

Horário de Funcionamento: de segunda à sábado, das 6h30 às 21h30.

Domingos e Feriados interditado ao tráfego, aberto aos pedestres e ciclistas.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário